Filmistaan - a vida em imanência



Essa é uma obra do cinema indiano que paradoxalmente se encontra na etiqueta de comédia, embora seja um filme sensível, provocador e triste. Conta parte da história de Sunny, um jovem da periferia de Mumbai que sonha o que milhares de jovens indianos sonham: ser ator de cinema no circuito bollywood.

Ele consegue um emprego de assistente numa produção de um grupo de documentaristas estadunidenses no remoto Rajastão, que tem fronteira com a Índia e o Paquistão. Desgarrado do grupo em uma estrada deserta ele acaba sendo sequestrado por um grupo jihadista muçulmano do Paquistão. Sunny é levado para uma pequena comunidade e lá os líderes do grupo descobrem que sequestraram uma pessoa inútil, que não teria qualquer possibilidade de barganha. O projeto original era sequestrar os americanos. Eles então deixam Sunny e voltam para tentar pegar os documentaristas dos Estados Unidos.

É aí que se desenrola a história. Sunny acaba conhecendo um outro jovem da comunidade local, Aftaab,tão apaixonado por cinema quanto ele e os dois tramam uma aventura louca para tentar provocar a fuga de Sunny. E essa loucura é produzir um filme na aldeia, com a câmera que havia sido trazida junto com o indiano.

Nessa aventura os jovens se defrontam com os dramas de viverem em países que estão em permanente conflito, como é o caso da India e o Paquistão, e ao mesmo tempo, por mais incrível que possa parecer toda a comunidade começa a gostar de Sunny e espera vê-lo livre. Mas, os guardas que são deixados na vila já sabem que Sunny vai morrer e é só questão de tempo.

O filme vai se desenrolando entre cenas engraçadas, líricas, lúdicas e de profunda ternura, com o crescimento do carinho entre os dois amigos e com a comunidade, também de certa forma refém dos fundamentalistas.

O plano maluco de Aftaab acaba sendo descoberto e então os dois são sentenciados. Vão morrer. Depois de muita negociação por parte comunidade os sequestradores aceitam levar Sunny e Aftaab até a fronteira para deixa-lo partir. Mas, era uma mentira. Eles serão mortos no caminho.
Um fato inusitado acontece o desenlace final é de uma beleza abissal. A vida nos confins de um mundo desconhecido, a profunda pobreza, os ódios políticos e raciais, tudo isso como pano de fundo para um improvável amizade.

Filmistaan é mais um maravilhoso retrato da vida e da aventura humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário