Pad Man


A dica de hoje é o filme indiano Pad-Man , traduzido como Homem Absorvente.  Ele foi produzido em 2018, dirigido e escrito por R. Balki , com Akshay Kumar , Sonam Kapoor e Radhika Apte nos papéis principais. É uma comédia misturada com drama totalmente falado em hindi, a língua original do povo indiano.

A história é baseada na vida do ativista social Arunachalam Muruganantham , um empresário da comunidade Tamil Nadu. Conta a história de um jovem comum, de uma aldeia perdida em algum lugar na Índia, que se depara com a vergonha da esposa nos dias de menstruação. Ele percebe que ela usa panos sujos durante os dias de sangramento e procura inventar uma forma de lhe garantir uma higiene segura. O amor e o cuidado pela esposa fazem com ele tente fabricar absorventes de baixo custo, visto que o valor de uma caixa deles é absurdo.

Mas, as tentativas de fazer absorventes não são bem vistas nem pela mulher, nem pela família e logo a aldeia toda rechaça Lakshimi, acusando-o de pervertido, uma vez que ele passa a perseguir as mulheres tentando encontrar alguém que experimente o absorvente que fabricou. O filme mostra a triste realidade da Índia que em 1998, ano em que a história começa, menos de 15% das mulheres usavam absorvente nos dias de ciclo menstrual, vivenciando uma série de doenças por conta disso.

O filme é a caminhada desse obstinado homem na busca por conhecimento para fabricar um absorvente que fosse eficaz tanto quando o vendido na farmácia. Seu sonho é vender o produto a apenas duas rupias, quando no comércio custava 55 rupias, totalmente inalcançável para a população mais pobre.

O personagem principal é de uma candura sem limites e num país ainda eivado de preconceitos e tabus, apesar de todas as dificuldades ele não desiste. Sua jornada o leva para longe de casa, faz com que perca a esposa, e o faz ser repudiado por todos. Até que finalmente ele consegue uma primeira cliente e aí tudo muda.

Pad-Man poderia ser um filme clichê, mas ele retrata a saga de uma pessoa real que não só consegue produzir o absorvente como também passa a mudar a vida de milhares de mulheres na Índia. A história de Lakshmi, ou do real Arunachalam, é um libelo à tenacidade, ao amor e ao cuidado. Vele a pena conferir. Tem no Netflix.



Nenhum comentário:

Postar um comentário