Terra em Transe



A dica de hoje é um clássico do cinema brasileiro, o filme Terra em Transe, lançado em 1967, roteirizado e dirigido por Glauber Rocha e coproduzido pela Mapa Filmes do Brasil. É considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. 

A história se passa na fictícia República de Eldorado, na qual o poeta e jornalista Paulo Martins é ligado ao político conservador em ascensão, Porfírio Diaz, com quem também partilha a amante, Sílvia. Quando Diaz se elege senador, Paulo acaba conhecendo uma ativista de esquerda, Sara. A partir daí ele começa a se interessar pelo drama do povo e com Sara decide apoiar a candidatura de um vereador populista, Felipe Vieira,  para governador. A ideia é lançar um novo líder, progressista, que possa mudar a situação de miséria e de injustiça no país. A batalha é travada, Vieira ganha as eleições, mas acaba se rendendo às forças econômicas locais que o financiaram e não promove qualquer mudança. Um roteiro bastante conhecido na política do nosso país real, o Brasil.

Desiludido Paulo decide abandonar Sara e volta aos velhos amigos. Reencontra a antiga a amante e tenta novamente mudar as coisas aliando-se a um grande empresário visando barrar a candidatura do velho inimigo Porfírio Diaz. Paulo se alia outra vez com Vieira tentando evitar o mal maior que é Diaz, mas no fim, acaba traído pelo empresário aliado, que faz acordo com Diaz para seguir sendo abençoado pelo poder.

O filme é uma metáfora da política brasileira que se repete a cada tanto. O povo sofrendo, e as tentativas progressistas abortadas pelas alianças mal formadas, pelos oportunistas, o dinheiro abocanhando tudo, fazendo com que as almas puras, que realmente sonham com a vitória popular acabem em escombros.

Apesar de ter sido feito em 1967 o filme segue tendo uma força absurda e uma atualidade inacreditável. Isso sem contar na estética fantástica típica de Glauber, talvez o cineasta mais importante do cinema nacional. Terra em Transe é estrelado pelo grande ator Jardel Filho, e conta ainda com José Lewgoy, Paulo Autran, Paulo Gracindo, Mario lago e Danuza Leão. Um filme que deve ser vista. Esta livre no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário