Nossas noites


Nossas noites, um filme dirigido pelo indiano Ritesh Batra, Com Robert Redford e Jane Fonda, é um filme de amor e de verdade. Dois velhos viúvos, que moram em casas próximas, que se conhecem uma vida toda e que decidem passar a noite juntos para driblar a solidão. A mulher é quem faz a proposta. Ele, a princípio, fica atônito. Depois decide aceitar. E eles passam a se encontrar nas noites, sendo aos poucos alvo de comentários por toda a cidade. Enfrentam a fofoca com bom humor e o que era para ser apenas um arranjo para tornar as noites menos duras, passa a se transformar em amizade e amor.

Então vêm os dramas de sempre. O filho da mulher começa a viver problemas no casamento, não tem com quem deixar o filho e a mãe passa a ser seu porto seguro. E no afã de resolver seu problema, acaba criando outro para a mãe. Incapaz de compreender o que se passa entre os dois, atrapalha e condena o romance dos velhos.

O filme é lento e lindo. Diferente para os padrões da indústria de roliúde. Os astros não travam batalhas, não há balas nem explosões. São duas pessoas comuns, na plenitude da velhice. Sem maquiagem, sem máscaras. Já não tem mais nada a perder, por isso tratam de viver o que dá, e com a maior intensidade possível. É terno, é engraçado, é leve.

Mesmo com a incapacidade do filho em compreender o amor, os dois velhos acabam encontrando uma forma de seguirem vivendo o que construíram, com delicadeza e riso. É um libelo à ternura e a sede de viver, bem típico de Robert Redford, que estrela o filme e já dirigiu outros filmes de teor igual.

No começo é duro vê-lo tão envelhecido, ele que já foi um padrão de beleza, mas , depois, vamos percebendo que a beleza segue ali, porque não é só física. Jane Fonda também está deslumbrante, com longos cabelos brancos e seus magníficos olhos claros. A atuação dos dois é irretocável. Estão fantásticos.

O filme é uma produção original da Netflix. Vale conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário